Você sabe o que é um implante dentário?
O implante dentário substitui a raiz do dente, ele é formado por estruturas sintéticas e é instalado no interior do osso. É uma osseointegração que se fundamenta na possibilidade de produção de um suporte para restaurações protéticas em zonas que possuem elementos dentários ou raízes residuais.
O procedimento, sem dúvidas, originou uma oportunidade ímpar para melhorar o desempenho estético-funcional de pacientes que, pela ausência ou pela distribuição desfavorável de elementos dentários, possuíam como única alternativa restauradora próteses parciais removíveis ou próteses totais.
Dessa forma, além de garantir estabilidade e segurança para os usuários contribui esteticamente.
O que é necessário para fazer um implante dentário?
Para receber um implante, é preciso que você possua gengivas saudáveis e ossos adequados para sustentá-lo. Além disso, deve se comprometer a manter estas estruturas saudáveis. Ou seja, uma higiene bucal meticulosa e visitas regulares ao dentista são essenciais para o sucesso a longo prazo de seus implantes.
Quais são os tipos de implantes mais comuns?
Existem diversos tipos de implantes diferentes. Assim, a escolha deles dependerá do planejamento do seu caso e do demanda. Através de uma conversa com um especialista, ele determinará qual o tipo se adapta melhor para sanar a sua necessidade.
A seguir, confira alguns dos tipos mais comuns:
- Prótese ósseo-integrada: é implantada diretamente no osso e feita em pequenas etapas;
- Prótese protocolo: ideal para a reabilitação de pessoas que perderam muitos ou todos os dentes;
- Prótese overdenture: prótese que o paciente pode remover;
- Implantes unitários: recomendável quando houve perda de um ou poucos dentes.
Quais materiais são utilizados?
Há diversos materiais para utilizar durante o procedimento. Eles oferecem segurança, resistência e durabilidade.
Os materiais mais comuns são:
- resina;
- porcelana;
- zircônia;
- titânio.
Quais os benefícios desse procedimento?
O implante traz diversos benefícios para a vida do paciente. Então, confira alguns deles:
Autoestima: É normal os pacientes que perderam os dentes possuírem a autoestima afetada e não se sentirem satisfeitos com a aparência. Desta forma, os implantes são uma ótima forma de restaurar a confiança deles e resgatar um sorriso no rosto, pois traz transformações para vida pessoal e profissional. Então, lembre-se: o sorriso é nosso cartão de visitas.
Função mastigatória: Outro problema encontrado comumente em casos de perda dentária é a dificuldade de mastigação. Assim, comer pode deixar de ser um prazer e se transformar em um verdadeiro desagradável. Por isso, os implantes dentários promovem a restauração de uma boa função mastigatória, trazendo mais satisfação ao comer.
Prevenção de problemas: A perda dentária pode ocasionar o deslocamento de dentes, fazendo com que eles fiquem tortos e desalinhados. Assim, isso pode provocar impactos tanto para a saúde (dentes que estão um por cima do outro, por exemplo, estão mais propensos a desenvolver cáries) quanto para a estética do sorriso.
Redução de dores: Além dos problemas citados acima, como as cáries e outras doenças ocasionadas pelo acúmulo de placa bacteriana, a falta de dente também pode gerar dores de outra natureza, como problemas nos nervos, devido à pressão inadequada, ou fortes dores na cabeça. Dessa forma, para evitar esse tipo de ocorrência, podemos contar com os implantes dentários!
Gosou desse conteúdo? Então se liga sempre no nosso blog para tirar suas dúvidas e ficar por dentro de tudo.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.