Ortodontia

Home » Projects » Ortodontia
Ortodontia

Dentes alinhados, sorriso saudável e harmonioso

Ortodontia não é uma questão somente estética. Mas também uma questão de saúde. Dentes mal posicionados também causam estresse aos músculos de mastigação, que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, ombros e das costas. Além disso, quando os dentes não encaixam corretamente, podem acarretar a deterioração dos mesmos. O tratamento torna a boca mais saudável e proporciona uma aparência sorriso harmonioso.

O que é Ortodontia?

A ortodontia é a especialidade que observa o crescimento e desenvolvimento da face. Assim como o progressos das dentições decídua (de leite), mista e permanente e se há desvios de padrão. Prevenindo, interceptando e reparando as más oclusões.

Trata dos dentes mal posicionados e dos problemas de crescimento ósseo da maxila e da mandíbula. Para correção dos dentes “tortos” ou redirecionamento do crescimento ósseo, quase sempre, é necessário do uso de aparelhos, seja móvel ou fixo.

A especialidade se ocupa da parte estrutural e estética da arcada dentária, promovendo tratamentos com aparelhos específicos que irão fazer a movimentação dos dentes. Contudo, antes de tudo, é necessário realizar uma consulta ao ortodontista, para avaliar a necessidade da utilização de uma aparelho fixo ou móvel.

Qual a duração de um tratamento ortodôntico?

O tempo é de acordo com a necessidade de cada pessoa, cada um tem um tipo de oclusão dentária. Além disso, o comprometimento do paciente com os cuidados médicos é um fator determinante que interfere no progresso e no tempo do tratamento.

Para quem é indicado o tratamento ortodôntico:

  • Mordida cruzada: quando ao morder, a sua arcada inferior fica um pouco mais à frente da superior;
  • Mordida aberta: quando há espaço entre as superfícies laterais ou frontais;
  • Mordida cruzada anterior: quando a arcada superior se posiciona muito atrás da arcada inferior;
  • Desvio de linha mediana: quando não há alinhamento da arcada superior com a inferior;
  • Diastema: quando há espaços e falhas provocados pela ausência ou não desenvolvimento correto dos dentes;
  • Apinhamento: quando a arcada dentária é pequena e não acomoda todos os dentes.