Endodontia

Home » Projects » Endodontia
Endodontia

Cuidamos do seu sorriso a fundo.

Você já ouviu falar em Endodontia? Essa palavra pode não ser muito comum no vocabulário, mas nada mais é do que o popular tratamento de canal. Você já deve ter escutado falar ou até mesmo realizado o procedimento.

O que é Endodontia?

A palavra “endo” quer dizer dentro/interno. Já a palavra “dontia” significa dente. Sendo assim, esta especialidade complementa indicação protética do tratamento ou indicação clínica restauradora, realizando canais e cuidando da saúde interna dos seus dentes.

O tratamento consiste na remoção do tecido mole (polpa) que se encontra na parte interna (canal) do dente e pode estar vivo, sadio, inflamado, infectado ou necrosado (“morto”). O procedimento é extrema importância pois é uma possibilidade acessível de salvamento do elemento, conservando-o, no limite de suas condições e fragilidades.

Quando procurar um endodontista?

Algumas doenças dentarias comprometem a parte interna dos dentes, a polpa dentária (mais conhecida como o nervo do dente), podendo, até mesmo, causar a perda do elemento.

De nada adianta ter dentes alinhados e que só parecem saudáveis. A estrutura precisa andar da mesma forma. Ignorar um trauma no dente e não procurar ajuda, pode ser um grande problema. Um dente afetado em sua raiz pode mudar do branco para o marrom em questão de dias.

Para não chegar a este ponto, o melhor a ser feito é procurar um especialista em endodontia.

Principais sintomas:

  • Dor de dente persistente, principalmente ao ingerir alimentos frios ou quentes.
  • Dentes escurecidos podem sinalizar sinal de infecção.
  • Dificuldade no momento da mastigação, devido ao inchaço próximo ao dente.
  • Aparecimento de bolhas ou pus de sangue ao redor do dente
  • Dores no maxilar ou na mandíbula, normalmente essa dor reflete a dor do dente inflamado e pode ocasionar dores de cabeça e até mesmo dores de ouvido.
  • Exposição do nervo, quando existe alguma fratura no dente.

Como realizado o tratamento de canal?

Funciona com a extração do tecido mole (a polpa). Geralmente o tecido pode estar inflamado, contaminado ou até mesmo “morto”, depende do nível da inflamação. Após a remoção dessa infecção, o especialista preenche o canal com a obturação. Esse procedimento protege e previne a contaminação com outras infecções ou bactérias. Tornando possível manter a funcionalidade e a estética do dente.

O tratamento de canal dói?

O avanço da tecnologia possibilitou minimizar qualquer desconforto que possa surgir durante o procedimento. Então fique calmo e procure por um profissional de confiança para que tudo seja feito com total segurança e conforto.