Dr. Thatiane Rayssa Almeida de Souza

Fonoaudiologia
capa thatiane 1024x576 - Dr. Thatiane Rayssa Almeida de Souza

Thatiane Rayssa Almeida de Souza

Formação de Dra Thatiane Rayssa: Fonoaudióloga Especialista em Motricidade Orofacial.

Por que escolheu a fonoaudiologia e a respectiva especialização:

Porque eu amo a interação e troca da fonoaudiologia com a odontologia. O objetivo é  de prevenir,  avaliar, diagnosticar e tratar distúrbios da musculatura, estrutura e função orofacial e cervical. Para avaliação, diagnóstico, tratamento, reabilitação e diminuição das alterações orofaciais se faz necessária a atuação conjunta entre a Odontologia e a Fonoaudiologia. O trabalho interdisciplinar sempre tem algo a mais para oferecer e a parceria entre dentistas e fonoaudiólogos tem se mostrado eficaz no tratamento de alterações funcionais e estruturais.

Como vê sua prática e o impacto para o paciente que atende:

As áreas de domínio em motricidade orofacial e suas ementas, dentre elas, se incluem os Distúrbios da Respiração, da Mastigação e da Deglutição e os Distúrbios da Fala de origem músculo-esquelética. Dessa forma, depois do diagnóstico e tratamento realizado pelo fonoaudiólogo, a qualidade de vida do paciente melhora de forma tão significativa que o retorno é notado não só pelos profissionais envolvidos, mas também, pelo próprio paciente que sente no dia a dia o resultado positivo e seu bem-estar.

Especificidades do trabalho/avanços tecnológicos em tratamentos:

O trabalho é bem interativo entre paciente e fonoaudiólogo. Sempre opto por deixar o paciente à vontade para trabalhar com o que ele mais gosta e sente prazer aplicando a fonoterapia. Seja do alimento que ele mais gosta de comer até uma música que ele deseja ouvir durante sua sessão para poder relaxar ao mesmo tempo que estar fazendo os exercícios.

Uso a eletromiografia a meu favor para tratar diversas patologias, além de aplicar ventosaterapia e auriculoterapia em casos que preciso amenizar dores na região cervical ligadas à DTM, por exemplo.

Leave a Reply