Abscessos dentários: Saiba o que são, os principais sintomas e as formas de tratamento
Você já deve ter ouvido falar da gengivite e periodontite, mas e sobre os abscessos dentários? Você conhece esse problema bucal? Então, talvez você nunca tenha ouvido falar sobre ou ainda não compreendeu do que se trata, não é? Mas não se preocupa que no decorrer do texto vamos te explicar sobre o assunto. Então, continue a leitura.
O que são abscessos dentários?
Os abscessos dentários são um problema bucal comum. É um processo inflamatório que resulta em um inchaço com uma matéria purulenta, podendo então acontecer tanto na região periapical quanto na periodontal. Desse forma, esse transtorno ocorre devido às bactérias, células mortas e líquido inflamatório que se formam a partir de uma infecção bacteriana não tratada.
Quais são os tipos de abscessos dentários?
Há dois tipos de abscesso dentário, um abscesso da gengiva (também conhecido como abscesso periodontal) e um abscesso dentário (também conhecido como abscesso periapical).
- Abscessos dentários periodontais: Desenvolve-se ao redor do dente, e acontece quando não há um tratamento adequado e se forma pelo acumulo de placa bacteriana que se transformou em tártaros. Esse problema se desenvolve na superfície dentária e penetra a gengiva e osso alveolar. Além disso, também pode ocorrer por uma fratura radicular não tratada.
- Abscessos dentários periapicais: Já esse outro transtorno acontece ao redor da ponta da raiz do dente, ou seja, na periferia do ápice radicular ou periápice e se desenvolve devido à uma infecção interna de um canal com a polpa morta que não foi tratada. Sendo assim, quando a cárie não é curada, ela evolui e atinge a polpa dentária. Abre, assim, caminho para a entrada de bactérias que infeccionam a raiz do dente e dão espaço para a formação do abscesso. Então, isso gera uma coleção purulenta que aumenta de tamanho destruindo o osso ao redor.
Quais sintomas de abcessos dentários devo observar?
Primeiro precisamos ter em mente que ir ao dentista periodicamente é primordial para que seja possível detectar as lesões causadoras de abscessos antes que esses se formem.
Contudo, também pode-se identificar abcessos dentários através de alguns sintomas, como:
- Presença de pus
- Dor latejante e persistente em um dente ou gengiva;
- Desconforto nos dente ao morder;
- Dor de dente espontânea;
- Vermelhidão, sensibilidade e inchaço nas gengivas;
- Febre;
- Linfonodos cervicais inchados;
- Descoloração dentária;
- Mau hálito ou gosto desagradável na boca;
- Ferida aberta e escorrendo nas gengivas
Gostou desse conteúde? Feito com Gentileza para você.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.